Os ataques nas Olímpiadas chegaram ao número 68. Desde 22 de julho, as autoridades francesas de defesa cibernética informaram ter detectado e mitigado 68 ataques contra alvos relacionados aos jogos olímpicos, disse o primeiro-ministro Gabriel Attal. Dois ataques nas olímpiadas foram direcionados às sedes de Bercy e La Villette, na capital Francesa, na véspera da cerimônia de abertura dos jogos.
“Todos esses 68 ataques cibernéticos, incluindo os dois que tiveram como alvo os locais olímpicos, foram detectados a tempo e frustrados”, disse Attal , embora não tenha dado detalhes sobre a natureza dos outros ataques. Attal renunciou ao cargo de primeiro-ministro, mas permaneceu como chefe do governo interino, a pedido do presidente Emmanuel Macron, enquanto Paris sedia os Jogos.
Este ano, a Agência Nacional Francesa de Segurança de Sistemas de Informação ( ANSSI ) disse que estava treinando todas as diversas entidades envolvidas na proteção contra ataques cibernéticos em antecipação ao aumento de tais tentativas durante as Olimpíadas de Paris. Pouco antes dos Jogos, as autoridades francesas lançaram uma grande operação para limpar computadores infectados por um programa de espionagem cibernética que atingiu milhões de usuários no mundo todo.
Leia também: Confira o Projeto BN PAPEIS que o nosso time executou!
Os organizadores das Olimpíadas anteriores, realizadas em Tóquio, relataram 450 milhões de ataques cibernéticos, a maioria dos quais foram tentativas de paralisar redes de TI saturando-as com ataques de negação de serviço. O chefe de tecnologia para os jogos de Paris 2024 disse que previa “oito a dez vezes mais” ataques cibernéticos do que o Japão havia sofrido.
FORAM AVISADOS:
A equipe do FortiGuard Labs também documentou um número significativo de domínios com erros de digitação registrados em torno das Olimpíadas que poderiam ser usados em campanhas de phishing, incluindo variações no nome: (oympics[.]com, olmpics[.]com, olimpics[.]com, entre outros). Eles são combinados com versões clonadas do site oficial de ingressos que levam você a um método de pagamento no qual você não recebe os ingressos e o seu dinheiro é roubado. Em colaboração com os organizadores dos Jogos Olímpicos e os seus parceiros oficiais, a Gendarmaria Nacional Francesa identificou 338 sites fraudulentos que afirmam vender ingressos para os jogos. De acordo com os seus dados, 51 sites foram fechados e 140 receberam notificações oficiais.
CONFIRA: Ataque Brute Force neutralizado com Sucesso!
Conclusão
Além de celebrar o atletismo e o espírito desportivo, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 são um alvo de alto risco para ameaças cibernéticas, atraindo a atenção de cibercriminosos, hacktivistas e agentes financiados pelo Estado. Os cibercriminosos aproveitam golpes de phishing e esquemas fraudulentos para enganar participantes e espectadores desatentos. Também está previsto um aumento de ataques contra pessoas importantes, incluindo funcionários do governo, executivos de alto escalão e tomadores de decisão relevantes, nesse sentido, devem ser tomadas precauções adicionais. Grandes eventos como as Olimpíadas são um bom lembrete de que todos precisamos de permanecer vigilantes contra as ameaças cibernéticas. O FortiGuard Labs recomenda a implementação das melhores práticas de higiene cibernética para proteger você e a sua organização contra ataques cibernéticos.